O Projeto U-BIKE Portugal foi desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e insere-se no Objetivo Específico (OE) de “Apoio à implementação de medidas de eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes”.


Trata-se de um projeto de âmbito nacional  coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), e que visa a redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos através da promoção da mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas, através do apoio à aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior. Em paralelo, pretende também atrair a população para modos mais sustentáveis, alterando a repartição modal, nomeadamente pela redução do uso do automóvel e simultaneamente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

As bicicletas serão distribuídas pela comunidade académica do IPBeja (alunos, docentes, funcionários e colaboradores), com base em normas pré-definidas pela instituição, em cumprimento com o Regulamento Geral do Projeto U-Bike Portugal.

 

O Projeto U-BIKE – IPeja adquiriu 200 bicicletas (80 elétricas e 120 convencionais) e pretende-se que sejam disponibilizadas para utilização (por períodos de longa duração) pela comunidade académica.


O Projeto tem uma duração de 24 meses e prevê uma redução da emissão de CO2 na bela cidade Beja de aproximadamente 20%.

Laranja_IPBeja_site ubike_19out_simbolo2
Laranja_IPBeja_site ubike_19out_simbolo1

LIKE THE U-BIKE,love the life in IPBeja.

Laranja_IPBeja_site ubike_15out-arvores.